A pandemia do Covid-19 é mais uma mudança, entre tantas outras que o mundo vem sofrendo. Obviamente, alguns setores são afetados mais do que outros, mas os empreendedores precisam estar sempre aptos para se adaptar a qualquer desafio. Neste sentido, para sobreviver em tempos de crise e superar as dificuldades, muitas vezes é necessário ter autonomia e desenvoltura para se readaptar ou até mesmo recomeçar um negócio.
Não é novidade que a pandemia causou a paralisação de diversas atividades e ocasionou o desemprego de muitos, mas por outro lado uma janela de oportunidades se abriu para negócios que inovaram, souberam como lidar com as dificuldades e com isso puderam contornar as dificuldades ou até mesmo dar a volta por cima.
Confira a seguir um pouco sobre algumas das empresas que começaram ou foram forçadas a se adaptar a situação atual.
- AfroSaúde: A AfroSaúde é uma health tech focada em desenvolver soluções que facilitem o acesso da comunidade negra aos profissionais e serviços em saúde. É oferecida uma rede de apoio às periferias com especialistas em Saúde para ajudar a população que vive nas comunidades brasileiras no combate ao novo Coronavírus.
- App BNYOU: O bnyou é um aplicativo que oferece serviços de cabeleireiros, maquiadores, massagistas e até serviços de depilação. Basta inserir o endereço de onde o atendimento será realizado e ver os profissionais disponíveis em sua região. Quem não está a vontade em receber alguém em casa pode utilizar serviços digitais como aulas de yoga online, cursos de automaquiagem e até mesmo ginástica laboral.
- BioGuard: A startup brasileira foi criada em meio à pandemia com o objetivo de descontaminar rapidamente o ar e os ambientes. O equipamento BGtech-19 pulveriza uma névoa com gotículas ionizadas de desinfetantes de até 12 mícrons, controlando a umidade para que essas gotas contaminadas caiam na superfície, eliminando os organismos vivos, tanto no ar com nas superfícies dos objetos.
- Pernson@ll: A solução trata-se de um modelo de negócio com estrutura de franquia para personal trainers. Os franqueados contam com acesso a materiais e ferramentas online que o ajudarão a gerar demanda de alunos. Durante a pandemia, a solução foi eficiente para profissionais de educação física que puderam trabalhar e manter suas rendas.
- Schoolastic: A Schoolastic é uma plataforma de Inteligência Artificial que identifica padrões em habilidades e competências de estudantes. Com a paralização das aulas, a startup não ficou parada e criou a “Reconheça-me”, uma plataforma adicional para que os pais entendam os padrões comportamentais de seus filhos e possam com isso identificar as dificuldades que merecem mais atenção.
Na região do Distrito Federal, a agência de marketing Maçarico Digital tomou uma atitude para apoiar os pequenos empresários a se posicionarem de forma digital. Através do perfil @pequenoapoio a agência deu visibilidade aos empresários, está movimentando a economia local e está transformando a crise em oportunidades quem precisa de ajuda.
Que tal transformar a crise em oportunidade e começar você também a empreender? O Start BSB está aqui para te ajudar! As inscrições estão abertas até 01/09 no nosso site 🙂