logologologologo
  • Home
  • O Programa
  • Edital
  • Resultados
  • FAQ
  • Parceiros
  • Blog
  • Contato
✕

Programa Start BSB finaliza inscrições com o envolvimento de 1190 empreendedores

Publicado por L.U.C. em 16 de outubro de 2020

Ao final, até 50 ideias serão contempladas com recursos financeiros, bolsas de apoio técnico, capacitações e suporte para gerar empreendimentos de sucesso

Na última quarta-feira, 15 de outubro, foram encerradas as inscrições para o Start BSB, programa de incentivo ao empreendedorismo inovador com o objetivo de transformar ideias em negócios de sucesso. A iniciativa é promovida pelo Governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) e pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) e operada pela Fundação CERTI. Foram cadastradas mais de 700 ideias na plataforma do Programa Start BSB e 428 soluções inovadoras foram submetidas para a fase de avaliação. Ao todo, 1190 empreendedores estão envolvidos entre as equipes, provenientes de 39 regiões do DF e RIDE.

Ideias Submetidas

Do total de submissões, 35,5% das ideias apresentadas se aplicam a temática  de Tecnologia Social; 11% a Tecnologia, Inovação e Telecom, e 10% se aplicam ao setor de Automação. Na sequência, foram registradas ideias com temáticas na área de Inteligência Artificial e Machine Learning (9,6%), Internet das Coisas (6,3%), Big Data (5,1%), Design e Biotecnologia e Genética, ambos com 3%. 

Em relação aos setores de aplicação das ideias submetidas, os participantes poderiam aplicar a sua solução para mais de um setor. Sendo assim, foram registradas 126 submissões para o setor Social, 112 para o setor de Saúde e Bem Estar e 103 para a área de Educação. Foram inscritas ideias também para Tecnologia da Informação e Telecomunicações (99), Comércio e Varejo (94), seguido por Economia Criativa (90), Marketing e Mídias (63), Meio Ambiente e Bioeconomia (55), Economia do Turismo, Gastronomia, Eventos e Lazer (50), Agronegócio (40), Financeiro (32), Transporte, Logística e Mobilidade (31) e  Administração Pública (26).

Quanto à distribuição geográfica dos participantes das soluções inovadoras, a região do Distrito Federal apresentou 407 submissões. Também foram recebidas 18 inscrições do estado de Goiás e 03 do estado de Minas Gerais, dentre as cidades da Região Integrada de Desenvolvimento do DF e Entorno (RIDE).

Sobre o perfil dos proponentes das ideias inovadoras, aproximadamente 74% são do gênero masculino, 26% do gênero feminino e menos de 1% preferiram não comentar ou registraram como outro. Quanto à faixa etária, os dados mostraram uma variação positiva para o setor de empreendedorismo. Dentre os empreendedores cadastrados, 137 registraram ter entre 31 e 40 anos, 104 proponentes entre 25 e 30 anos e 89 jovens empreendedores entre 18 e 24 anos. Também foram registrados 22 participantes com idade entre 51 e 60 anos, 6 com idade entre 61 e 70 anos e 1 acima de 70 anos.

Já na autodeclaração racial, aproximadamente 55% declararam como pessoas brancas, 41% como pessoas negras (pardos e pretos), 4% como amarelas e 0,23% como indígenas.

Entre a formação dos participantes que submeteram a ideia inovadora, 55% concluíram ou estão cursando o Ensino Superior e 39% estão cursando ou concluíram a Pós-graduação. Também foram cadastradas ideias de participantes com formação técnica e Ensino Médio em andamento ou concluído (5%).

Como funciona

O Programa Start BSB visa estimular a criação de empreendimentos inovadores, a partir da geração de novas ideias, e disseminar a cultura do empreendedorismo inovador no Distrito Federal e Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno, incentivando a mobilização e a articulação institucional dos atores nos ecossistemas locais de inovação.

No endereço eletrônico https://programastartbsb.com.br/ é possível obter mais informações sobre o programa e seu edital detalhado, incluindo o cronograma com todas as etapas.

Próximos Passos

Na segunda fase, até 300 ideias serão selecionadas deverão, então, elaborar um Projeto de Empreendimento, detalhando o plano de negócio executivo com o objetivo de demonstrar a viabilidade da solução.

A terceira fase – pela qual passam até 200 das propostas ainda em jogo – consiste no desenvolvimento de um Projeto de Fomento, com apresentação detalhada do orçamento e do planejamento de execução do projeto. Ao longo de todas fases são oferecidas capacitações para auxiliar o empreendedor a aprimorar sua ideia e desenvolver seu projeto.

Ao final, até 50 projetos serão contemplados, cada um com até R$ 70 mil em subvenção econômica, até R$ 42 mil em bolsa de apoio a P&D e outros benefícios oferecidos por parceiros do programa. Ainda, durante seis meses, essas empresas passarão por um processo de acompanhamento com suporte e capacitação para transformar suas ideias em negócios de sucesso.

O Programa Start BSB visa contribuir para o estabelecimento da ponte entre academia e mercado no Distrito Federal, tendo em vista que muitas ideias são provenientes de pesquisadores da universidade, tanto de cursos de graduação como de pós-graduação. Além disso, o programa tem como objetivo impulsionar o empreendedorismo inovador e acelerar o desenvolvimento do ecossistema de inovação do DF e entorno possibilitando o desenvolvimento e o intercâmbio de conhecimentos e tecnologias.

Compartilhar
2
L.U.C.
L.U.C.
Olá! Eu sou L.U.C. (Líder da Unidade de Criação de startups) e vou te acompanhar durante a sua jornada empreendedora no Start BSB 🚀

Artigos Relacionados

13 de maio de 2021

FAPDF divulga os projetos aprovados no Start BSB


Leia Mais
3 de maio de 2021

ERRATA lista Fase 3 pós recursos


Leia Mais
28 de abril de 2021

50 projetos são aprovados na Fase 3 do Programa Start BSB


Leia Mais
START BSB
Política de Privacidade Política de Cookies